Qual a diferença entre Microempresa e MEI

Clique e descubra a diferença!

O MEI que significa Microempreendedor Individual refere-se ao tipo de empresa individual. Basicamente, o MEI é a formalização de atividades de pessoas sempre trabalharam por conta própria.

O MEI é a mais recente forma de incentivar e desenvolver o empreendedorismo no Brasil. O processo de abertura de uma empresa do tipo MEI e registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é muito simples, o processo é feito pela internet e com muita tranquilidade. Dentre algumas características de um MEI podemos destacar:

• O faturamento anual deve ser no máximo até 60 mil reais;
  • A empresa só pode ter um funcionário;
  • Pode emitir nota fiscal e nota eletrônica (NFe);
  • Possui um custo que varia de R$30 a R$50, que é mensal, destinado à Previdência Social e ICMS.

Microempresa

A lei considera como uma Micro Empresa (ME) tanto o empresário individual quanto uma sociedade empresária simples ou empreendimentos que tenham no máximo 19 empregados e que possuam uma receita bruta igual ou inferior a 360 mil reais. Indústrias que são classificadas como ME podem ter até 19 funcionários, no caso de prestação de serviços e empreendimentos comerciais, a ME deverá ter o número máximo de 9 empregados. É importante enfatizar que em todos os casos o faturamento máximo deverá ser de até 360 mil reais.