Qual a diferença entre nota fiscal e cupom fiscal?

Clique e saiba mais sobre a diferença.

A principal diferença entre ambos os documentos está na garantia que cada um oferece, ou seja, com a NOTA FISCAL o consumidor tem uma garantia maior no direito de trocar uma mercadoria. Existe essa possibilidade também no caso do cupom, mas isso não está assegurado por lei.

A questão é que, pelo fato do cupom não mostrar os dados do consumidor, é possível que pessoas usem de má fé, utilizando este documento de modo inapropriado. O cupom fiscal exibe as seguintes informações: informações da empresa, data da compra, local, itens adquiridos, valor total, forma de pagamento, bem como troco e descontos, quando for o caso. Portanto o que garante que a pessoa que está com o cupom, é realmente a pessoa que fez a compra?

Já a nota fiscal, emitida pelo sistema de gestão da empresa, além dos dados que também aparecem no cupom, informa os dados do cliente e da transportadora, quando for o caso. Por causa dessa diferença, por isso é sempre recomendável aos consumidores, solicitarem a nota fiscal. Em casos de aquisição de produtos de maior valor, é ainda mais recomendável pedir a nota fiscal, em casos de reembolso também, pois só a nota fiscal garante essa medida.

A emissão da Nota Fiscal é fundamental para evitar prejuízos para as empresas. Lembre-se que a não emissão do pode gerar prejuízos para a empresa. O cliente que não recebe a sua nota ou cupom poderá denunciar a empresa que pode sofrer punição e multas por sonegação de impostos.