Microempresários começam a receber capacitação gratuita pela Secretaria de Fazenda de Cabo Frio

Normas básicas para o gerenciamento de um pequeno negócio foi o assunto explanado no final da tarde de quinta-feira (4), na Casa do Empreendedor, durante o primeiro dia do curso de capacitação aos microempreendedores individuais, nas áreas de gestão financeira e organizacional, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Fazenda e com apoio do Sebrae. 
Ministrada pelo superintendente da Casa do Empreendedor, Clésio Guimarães, a primeira aula tratou sobre noção de custos, o que muitas vezes é negligenciado e tem levado muitos negócios a falência. 
“Falamos também de fontes de obtenção de recursos e foi feita a apresentação de alguns gráficos de controle e acompanhamento financeiro”, explicou Clésio.
Marta Rocha, proprietária da hospedagem Casa de Gaya, no Peró, em Cabo Frio, achou extremamente importante o preparo das pessoas que passaram o conteúdo, naquela primeira aula, segundo ela, de forma didática e simples.
“O professor Clésio Guimarães fez uma aula de fácil compreensão. É importante a gente se capacitar para prosperar. A minha expectativa deste curso é a desburocratização. Portanto, espero que nos passem informações de como a gente pode se regularizar, disse a microempreendedora.
Finalizando a aula, Clésio enfatizou que empresa que não dá lucro, tem que ser fechada, entretanto, algumas situações recomendam um recuo para depois avançar, citando um preceito do livro “Arte da Guerra”, de Sun-Tzu.
“Empresa foi feita para dar lucro; não deu, fecha”, finalizou o professor.
A próxima aula será no dia 11de outubro (quinta-feira), às 15h30, na Casa do Empreendedor, quando será apresentado o seguinte conteúdo: MEI, direitos e obrigações e operacionalidade. O terceiro e último encontro vai acontecer no dia 18 de outubro (terça-feira) e vai tratar do assunto finanças. No final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão. 
A Casa do Empreendedor é parte da Secretaria Municipal de Fazenda e funciona ao lado da Câmara de Vereadores, no antigo prédio do arquivo municipal, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Texto: Telma Flora | Assessora de Comunicação
Foto: Samara Braga