SECRETARIA DE FAZENDA RECEBE ALUNOS DA UVA PARA PRIMEIRO DIA DE ESTÁGIO

A parceria com a instituição, através da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Fazenda, tem o objetivo de viabilizar para os alunos o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Eles foram selecionados entre os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Administração e Ciências Contábeis pela Universidade.
Segundo o coordenador do Geoprocessamento da Secretaria de Fazenda, Gustavo Caetano, a parceria é fundamental para o município, que possui o cadastro municipal defasado, já que a atualização do sistema é primordial para a arrecadação da cidade.
“O município precisa avançar na arrecadação e como a gente tem dificuldade de contratar, essa é a saída. A parceria com a universidade foi fundamental para conseguir aproveitar a mão de obra, aprimorar o nosso cadastro municipal e, conseqüentemente, a arrecadação para os próximos exercícios”, declarou Gustavo.
Os universitários vão desenvolver diversas funções, como correção da base cadastral para alimentar o sistema do cadastro imobiliário tributário do IPTU; digitalizações e catalogação do material antigo, de 1978, além de alimentar o banco de dados com estas informações. O foco do trabalho é a atualização do banco de dados do IPTU.
“Basicamente nosso foco aqui é o IPTU. Eles vão estar focados na base de arrecadação municipal e o sistema tributário do imposto. A missão principal é arrecadar, mas até chegar à arrecadação eles têm que cadastrar o CPF, a identidade do contribuinte, o imóvel, a atualização da área do imóvel, entre outros itens. Então são várias pendências que temos e com essa soma de força nós vamos conseguir avançar e muito nessa proposta”, finalizou o coordenador.
E para os estagiários a oportunidade de aprendizado é um desafio importante de ser vencido. Paulo Henrique Simões de Amaral, do 9º período de Engenharia Civil, aprovou a parceria da Prefeitura de Cabo Frio com a Universidade Veiga de Almeida.
“Minha expectativa hoje é pegar uma experiência de trabalho e conseguir aprender mais sobre uma área do meu ramo e conseguir contribuir aqui, com o geoprocessamento. Acho que não vai ser difícil, vai ser novo, porque eu já tenho experiência com os programas que vão ser utilizados, então vai ser mais um desafio”, afirmou Paulo.