Fazenda emite IPTU 2020 no Shopping Park Lagos

A Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com o Shopping Park Lagos, inaugurou na quinta-feira (2) um espaço no Shopping Park Lagos para funcionamento dos serviços de emissão de guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 e atendimento turístico. As lojas 54A e 54B são compartilhadas pelas secretarias de Fazenda e Turismo. O espaço funciona diariamente, até 29 de janeiro, das 11h às 20h.

A iniciativa tem objetivo de facilitar a vida do cidadão cabo-friense, que terá mais dias e horário para impressão da guia, e dos visitantes e moradores que desejam obter informações sobre pontos turísticos e históricos. Para o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, a presença da Fazenda Itinerante no Shopping Park Lagos é fundamental para que o município alcance a meta de arrecadação do IPTU 2020.

“O ambiente é agradável e o envolvimento da Secretaria de Turismo na iniciativa quebra um pouco o caráter compulsório do pagamento do tributo, além de oferecermos um horário mais elástico para atendimento, todos os dias da semana”, afirmou Clésio.

Para o secretário de Turismo, Paulo Cotias, essa parceria é bastante produtiva alinhando as duas vocações econômicas do município: a arrecadação e a cadeia econômica do turismo.

“No novo posto alinhamos e mostramos para cidade que o dinheiro que o município arrecada tem um impacto no desenvolvimento do nosso potencial econômico, que é o turismo. Além do mais, nós prestamos o serviço com informações turísticas aos visitantes e moradores evidenciando a vocação de cada um dos Territórios Turísticos que aquecem a economia e diretamente beneficia a cidade através da geração de impostos e empregos”, explicou o secretário.

Sobre IPTU

A emissão da guia também pode ser feita através do site https://fazenda.cabofrio.rj.gov.br/iptu/ e na sede da Secretaria de Fazenda. Os contribuintes terão como imprimir a guia e quitar em cota única o imposto com 10% de desconto, até o dia 31 de janeiro. Se o pagamento à vista for feito até o dia 10 de fevereiro, o percentual cai para 7%. Quem fizer o pagamento em cota única até o dia 20 de fevereiro terá 5% de desconto.

As pessoas que optarem pelo parcelamento poderão fazê-lo em até 11 vezes, iniciando as parcelas em 20 de fevereiro e os vencimentos seguintes na mesma data a cada mês. A Secretaria de Fazenda envia também pelos Correios, um documento em novo formato (carta) para o pagamento do IPTU, substituindo o tradicional carnê. Este processo visa à comodidade e agilidade do contribuinte, além de reduzir custos à administração pública.

Sobre os atendimento turístico

O atendimento ao turista acontece em vários pontos de Cabo Frio, além do Shopping Park Lagos. Recentemente o serviço começou a ser realizado no trailer da Guarda Civil Municipal, na Praça da Cidadania, na Praia do Forte. A base da corporação, que foi reinstalada em dezembro após reforma, passará a prestar o serviço e contará com funcionários da Secretaria de Turismo, diariamente, das 9h às 17h. Também é possível obter informações no Terminal Rodoviário Alexis Novellino, das 9h às 17h.

Já o atendimento histórico acontece às quartas-feiras, das 9h às 18h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção; às quintas, sextas e sábados, das 9h às 17h, no Morro da Guia e Forte São Matheus; às quintas e sextas, das 9h às 12h, na Fonte do Itajuru; e às quintas e sextas, das 14h às 17h, no Charitas.