Fazenda tem bom rendimento com trabalho Home Office

Relatórios registram produtividade na forma de trabalho em casa

Com o avanço da pandemia de coronavírus e a necessidade do distanciamento social, muitas empresas precisaram se adaptar ao home office, também conhecido como trabalho remoto. No setor público não foi diferente e a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Fazenda adotou o sistema com o seu rendimento avaliado de forma constante.

Os setores Geoprocessamento e TI (Tecnologia da Informação), após alguns testes, foram os primeiros a trabalhar em home-office, com resultados bem acima do esperado: aproximadamente mil processos de revisão e lançamentos foram solucionados. De acordo com o responsável pelo setor de Geoprocessamento, Gustavo Caetano, mais de 15 mil contribuintes foram consolidados para o sistema de cobrança da Dívida Ativa: informações como CPF, CNPJ, endereço e outros dados cadastrais foram consistidos na base de dados.

“Através do programa de estágio em home Office, 10 projetos de loteamentos foram vetorizados no auto-cad, o que auxilia na identificação das áreas do município. Em atendimento a demanda da Fiscalização de Obras foi elaborado um mapeamento de todas as inscrições e seus respectivos proprietários, para possibilitar aos fiscais a emissão de autos de infração, utilizando o Google Earth como auxílio e precisão das coordenadas  geográficas através de qualquer smartphone e o grande diferencial é o fiscal explorar essas informações através desta ferramenta”, disse o superintendente.

Outro setor que registrou crescimento no volume de trabalho, o Cadastro/IPTU, que segundo a responsável, Joice Dutra, anteriormente a esta situação, os processos não tiveram o mesmo andamento em sua normalidade, como hoje se observa que todos os processos, tais como, em contestação, solicitação, revisão, cancelamentos, transferências e nome de benfeitoria, implantações e exigências já foram analisados ou estão em fase de conclusão.

“Foram alocados no setor 10 funcionários, dos quais 3 ficam no atendimento e os demais no trabalho interno e dão suporte, alternadamente, no horário de almoço daqueles que ficam no balcão. Nota-se que durante o período de trabalho em casa houve significativa tramitação dos processos”, enfatizou Joice.

O setor da Dívida Ativa, também registrou um aumento no rendimento do trabalho que vem sendo realizado em escala de revezamento home-office e na sede da Secretaria de Fazenda. De acordo com a superintendente Patrícia Reis, de março a junho, 1496 processos foram analisados, 786 cartas de cobrança enviadas por e-mail e 7.508 preparações de CDA’s (Certidão de Dívida Ativa).

“Atualmente, temos um quadro de 7 funcionários, sendo que 6 trabalham em rodízio (escala home Office e secretaria de fazenda) e 1 integralmente na Fazenda. Com o procedimento de rodízio adotado notamos como foi eficiente para o setor, pois ficou evidente o aumento da produção no qual, conseguimos agilizar em grande escala os processos administrativos”, disse.

Para o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, a finalidade com essa medida de alguns setores é garantir a produtividade e a qualidade do trabalho do servidor público nesse período de estado de emergência e de calamidade declarados por decreto da Prefeitura de Cabo Frio.

“Nós já estamos nos preparando para que os aprendizados que temos tido na quarentena sejam aplicados na retomada, já que o trabalho com home office já se mostrou produtivo e efetivo”, disse Clésio.

windows 7 pro kaufen