IPTU 2020: 10% de descontos para pagamento a vista

Carta será enviada aos contribuintes facilitando o pagamento em cota única

A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Fazenda, estará enviando pelos Correios, um documento em novo formato (carta) para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, substituindo o tradicional carnê. Este processo visa à comodidade e agilidade do contribuinte, além de reduzir custos à administração pública.

“Isso é muito positivo, porque garantimos o pagamento, superamos eventuais problemas na entrega do carnê e evitamos uma fila de espera nos guichês de atendimento da secretaria. Além disso, a Prefeitura adota a medida ecologicamente correta, já que o envio de um documento único gera redução do consumo de papel”, explica o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães.

A partir do dia 2 de janeiro, o contribuinte poderá ter acesso e imprimir as guias para pagamento do seu IPTU com desconto de 10%, em parcela única, até o dia 31 de janeiro, através do site https://fazenda.cabofrio.rj.gov.br/iptu/   e  na sede da Secretaria de Fazenda, que conta com estrutura de autoatendimento com três terminais e auxílio de orientadores.

Se o pagamento a vista for feito até o dia 10 de fevereiro, o percentual cai para 7%. E para 5% de desconto para quem fizer o pagamento em cota única até o dia 20 de fevereiro – data da primeira parcela para aqueles que quiserem parcelar em até 11 vezes – com as parcelas vencendo sempre no dia 20 de cada mês.

Clésio Guimarães explica que a suspensão do envio do IPTU através dos carnês, foi necessária em função da economia que gera para a Prefeitura, destacando também que emitir o boleto pela internet se torna muito mais fácil não somente pela comodidade, mas também pela rapidez da consulta.

“A intenção da Prefeitura é que os contribuintes se habituem cada vez mais a acessar a guia do imposto de forma on-line. A impressão dos carnês, através de gráficas e o envio pelos Correios, gerava um custo muito alto para a Prefeitura. Com a adoção do novo formato, mais simples, há uma redução substancial de despesas. Para o contribuinte também é benéfico em função da agilidade no atendimento on-line”, afirmou o secretário.

Quanto às inadimplências do IPTU de exercícios anteriores, o secretário informa que a falta do pagamento até o ano de 2108, as dívidas já serão ajuizados a partir deste mês de novembro e, para os inadimplentes do exercício de 2019, começa a partir de janeiro de 2020.

“É extremamente vantajoso para o contribuinte o pagamento em cota única, pois os descontos oferecidos pela Prefeitura de Cabo Frio é muito superior a qualquer rentabilidade oferecida pelo mercado brasileiro. Portanto, para quem pode pagar à vista, essa é a melhor opção em todos os casos”, aconselha Clésio.

A Secretaria de Fazenda fica na Rua Major Belegard, 395, no Centro de Cabo Frio e o atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.  A Secretaria de Fazenda também está presente no Segundo Distrito, no Shopping UnaPark.