Abertura de novas empresas volta a crescer em Cabo Frio

Casa do Empreendedor registra 455 alvarás emitidos durante pandemia

Apesar dos efeitos catastróficos da pandemia de coronavírus na economia nacional, Cabo Frio registra tanto na emissão de alvarás, quanto na abertura de micro empresas individuais, um retorno no crescimento.

Conforme mostra o relatório realizado pela Casa do Empreendedor, órgão ligado a Secretaria de Fazenda do município, foram registradas 975 emissões de alvarás, de janeiro a julho de 2020.

Desse total, 565 foram de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), programa do governo federal que permite a formalização, por meio da abertura de microempresas, de trabalhadores como cabeleireiros, manicure e pedicure, estética e outros serviços com beleza; fotógrafos, marceneiros, pintores, pedreiros, albergues, alojamentos, entre outras funções.

Ao mesmo tempo, formalizaram pedido de baixa, de janeiro a 31 de julho deste ano, 136 empresas, contra 355, no mesmo período do ano passado.

Média é de 139 novos negócios abertos por mês

Com uma média de 139 novos negócios abertos no município por mês, com a pandemia, houve uma queda nos meses de abril e maio, mas em junho, já houve uma reação de melhora e no mês de julho, o retorno do crescimento.

“Nos primeiros meses de restrições à circulação de pessoas, houve uma desaceleração na criação de firmas. Em abril, foram 84 novos negócios a menos do que em março e em maio, uma queda de 98 aberturas de empresas com relação a março deste ano”, informou a coordenadora da Casa do Empreendedor, Elisângela Ramalho.

Para Clésio Guimarães, secretário de Fazenda e idealizador da Casa do Empreendedor, uma das motivações para Cabo Frio atrair novos empreendimentos é a rapidez no processo de abertura.

“A Casa do Empreendedor de Cabo Frio é uma das mais rápidas da Região, quando o assunto é abertura de empresas. Apesar da crise que vivemos com a pandemia, os números são favoráveis. Os empresários estão regularizando sua situação, iniciando o próprio negócio, empreendendo num momento de grandes desafios. A facilidade que o MEI oferece, faz com que o empresário venha empreender buscando cada vez mais o mercado empresarial”, explica o secretário, aproveitando para salientar que o município está na retomada de um local bom para se investir.

“Acreditamos na retomada lenta e gradual da economia do município, que já começa a entrar num círculo virtuoso novamente, com a busca de alternativas enquanto empreendedores, o que estimula o empreendedorismo individual dos trabalhadores da cidade”, conclui.

A relação das empresas licenciadas mensalmente e de posse do alvará de funcionamento está no portal da Casa do Empreendedor, para consulta dos interessados. Basta acessar o endereço da Secretaria de Fazenda e clicar no link https://fazenda.cabofrio.rj.gov.br/casa-empreendedor/

A Casa do Empreendedor funciona ao lado da Câmara de Vereadores, no antigo prédio do arquivo municipal, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.O atendimento é feito presencialmente, pelos telefones 3199-9936/3199-9937, ramal 212; e pelo email casadoempreendedor@fazenda.cabofrio.rj.gov.br

Confira abaixo o relatório:

mcafee kaufen