Vinícius Dias e Daniella Mendes assumem secretarias em Cabo Frio, durante solenidade no Palácio das Águias

Ele passa a comandar a pasta da Fazenda; enquanto ela é a nova responsável pela área de Relações Institucionais e Captação de Recursos

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, deu posse aos novos secretários de Fazenda, Vinícius Dias, e de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Daniella Mendes, durante cerimônia realizada no Palácio das Águias, na tarde desta quinta-feira (25). O evento teve a participação do secretariado municipal; e de outras autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar, e o vereador Alexandre da Colônia, além de representantes da classe empresarial.

Daniella Mendes assume a Secretaria de Relações Institucionais após comandar a pasta da Fazenda desde o começo da atual gestão. Seu sucessor, Vinícius ocupava o cargo de secretário adjunto de Receita.

O prefeito José Bonifácio elogiou o trabalho realizado por ambos nas antigas funções, para o reequilíbrio das contas públicas, e manifestou confiança no avanço na gestão financeira do município. Ele afirmou que o momento é propício para a prospecção de recursos para Cabo Frio.

“Essa mudança que estamos fazendo agora é no sentido de aprimorar a nossa equipe. Nós temos na estrutura uma secretaria que, durante uma parte do nosso governo, teve pouca possibilidade de função, porque os recursos por parte do Governo Federal escassearam; e os programas também”, disse o prefeito.

Por sua vez, Vinícius Dias agradeceu ao prefeito pela confiança, destacou a parceria com Daniella na Secretaria de Fazenda, e afirmou que prosseguirá na busca pelo aumento de receitas próprias. O novo secretário aproveitou para pedir a colaboração das demais pastas para uma adequada gestão financeira do município.

“Todo mundo sabe que a Secretaria de Fazenda é uma secretaria complexa, e todas as secretarias dependem da Secretaria de Fazenda. Os recursos vêm de lá. O bom trabalho da Secretaria de Fazenda influencia no trabalho das demais secretarias”, destacou.

Em meio à cerimônia, a equipe da Secretaria de Fazenda prestou uma homenagem à Daniella Mendes, agradecendo-lhe pelo apoio ao longo do período em que esteve à frente da pasta. Antes de discursar, Daniella ainda recebeu palavras elogiosas da superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Tânia Lopes, e da secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, que destacaram a sua atuação profissional, assim como a presença feminina em um cargo desta importância. O vereador Alexandre da Colônia também desejou sorte para o novo desafio.

Emocionada com as palavras e homenagens recebidas, Daniella Mendes agradeceu o trabalho feito pela sua equipe na Secretaria de Fazenda, relembrou os problemas administrativos e as dívidas herdadas pela atual gestão, destacando os avanços no trabalho de equilíbrio das contas públicas, que resultaram na aprovação do balanço fiscal de 2021 pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e na obtenção da nota A no índice Capag (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional.

Daniella Mendes afirmou que vai intensificar a busca de investimentos para cidade, em meio ao trabalho feito por Cabo Frio para liberar o Cauc, que são requisitos fiscais a serem cumpridos para tornar o município apto a receber recursos federais. A secretária espera que a liberação do Cauc ocorra em breve.

“Não vou medir esforços em buscar, através de estudos ou através de contatos, tudo o que a gente puder fazer para desenvolver essa cidade, seja através de transferências governamentais, seja através de empresas, para também melhorar a nossa arrecadação. Como empresas que possam aumentar nossa capacidade de arrecadação de ICMS Verde; que além de desenvolver emprego e renda na nossa região, vão desenvolver atributos dentro da nossa capacidade arrecadatória”, prometeu.