Curso de capacitação para pequenos empresários termina nesta quinta (18)

Nesta quinta-feira (18), às 15h30, acontece a última aula do curso de capacitação oferecido pela Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Fazenda, a Microempreendedores individuais (MEI), com o intuito de oferecer capacitação gratuita. Devido ao sucesso da segunda aula, a temática “MEI – Direitos e Obrigações e Operacionalidade” irá continuar esta semana. O assunto sobre microcrédito também será debatido de novo, mas desta vez por representantes do Banco do Brasil. Este é o terceiro curso da série oferecida na Casa do Empreendedor.
“Na última aula houve grande interesse e participação dos empresários com perguntas sobre “MEI – Direitos e Obrigações e Operacionalidade” e microcrédito e, por isso decidimos, estender o assunto nesta última aula ”, explicou o superintendente da Casa do Empreendedor, Clésio Guimarães.
A palestra será ministrada pela assessora fazendária e professora, Elisângela Ramalho Pereira, que vai explorar assuntos como: faturamento, contratação, gestão e controle financeiro administrativo, informalidade, benefícios previdenciários do INSS, acesso a empréstimos bancários e financiamentos diversos, com taxas muito mais baratas do que as praticadas no mercado comum e assessoria gratuita do Sebrae para alavancar o negócio. Na oportunidade, uma equipe do Banco do Brasil esclarecerá a respeito do acesso ao microcrédito ao pequeno empreendedor.
A primeira aula aconteceu em 4 de outubro, ministrado pelo superintendente e falou sobre normas básicas para o gerenciamento de pequenos negócios. A segunda foi no dia 11 de outubro com a participação do gerente de Relacionamento PJ da agência da Caixa Econômica de Cabo Frio, Davis Zelzer e da assistente de Atendimento, Marcelle de Araújo Legentil, que apresentaram conteúdo como produtos e serviços disponíveis ao microempreendedor, contas, cartão de crédito, antecipação de recebíveis, investimentos e seguros. No final do curso, todos os participantes vão receber certificado de conclusão.
A Casa do Empreendedor é vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda e funciona ao lado da Câmara de Vereadores, no antigo prédio do arquivo municipal, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Telma Flora | Assessora de Comunicação